• Nov
    1
    Corpo e Moda
    Corpo e Moda

    Um encontro, em Salvador, vai  promover  troca de conhecimento sobre as relações corpo e moda com programação inédita, na Casa Castro Alves. 

    O objetivo é instigar o olhar para o universo da moda a partir da relação do corpo com o cotidiano em uma sociedade globalizada, caracterizada por fluxos constantes, a Universidade Federal da Bahia (UFBA), através do IHAC (Instituto de Humanidades, Artes e Ciências), e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) promovem em Salvador, no dia 10 de novembro, a primeira edição do Encontro Corpo e Moda. A iniciativa é do Grupo de Pesquisa Corpo e Cultura (cadastrado no CNPq), coordenado pela professora doutora Renata Pitombo Cidreira.


    O evento, que acontecerá a partir das 16h, no espaço cultural Casa de Castro Alves (Santo Antônio Além do Carmo), terá como convidada especial a professora doutora Beatriz Ferreira Pires, da Universidade de São Paulo (USP)/Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). Autora dos livros O Corpo como Suporte da Arte - Piercing, Implante, Escarificação, Tatuagem (2005) e Corpo Inciso, Vazado, Transmudado - Inscrições e Temporalidades (2009), Beatriz Ferreira Pires fará uma palestra sobre o conceitoBodyModification, usado para designar as modificações corporais executadas das mais diversas formas - usando-se desde produtos químicos até intervenções cirúrgicas. Intervenções estas que apresentam uma nova realidade em que as definições de natureza e cultura se interpenetram, causando na maioria das vezes um desconforto, um estranhamento. 

    Compõe ainda a programação do Encontro Corpo e Moda a abertura da exposição Imagem de Moda: Vitrina e Cotidiano, de autoria da professora. Renata Pitombo Cidreira. A mostra, que ocupará o espaço de memória do poeta Castro Alves, reúne fotos de vitrines de grandes marcas de moda produzidas em Paris, Milão e Madrid em 2010, 2014 e 2016. Os visitantes poderão ver registros de maisons como Chanel, Dior, Prada, Armani e Lanvin, que buscam evidenciar a força das composições visuais, através das cores, texturas e volumetrias; bem como investigar a relação especular das imagens das vitrinas na conformação imaginária e identitária idos sujeitos, no entrelaçamento com o cotidiano que os cerca.

    Sobre as autoras

    Beatriz Ferreira Pires
    Arquiteta, artista visual, professora e pesquisadora do Curso de Têxtil e Moda da EACH/USP. Possui Pós-Doutorado (Bolsa Fapesp/2009) pelo programa “Moda, Cultura e Arte” - Centro Universitário SENAC-SP. Doutorado (Bolsa Fapesp/2006) em “Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte”- FE/Unicamp. Mestrado (Bolsa CNPq/2001) - IA/Unicamp. Autora dos livros: “O Corpo como Suporte da Arte”. SENAC, 2005; “Corpo Inciso, Vazado, Transmudado - Inscrições e Temporalidades”. Annablume/FAPESP, 2009.

    Renata Pitombo Cidreira
    Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA, onde também fez Mestrado e formou-se em Jornalismo. Em 2011, fez pós-doutorado em Sociologia no Centro de Estudos sobre o Atual e o Cotidiano, da Université René Descartes (Paris V – Sorbonne). Entre 2003 e 2006, coordenou o curso de graduação em Comunicação e Produção em Moda da FTC Salvador, onde liderou o grupo de pesquisa Moda Mídia. Atualmente, é professora associada da UFRB e líder do grupo de pesquisa Corpo e Cultura (UFRB). Também atua na pós-graduação em Moda, Artes e Contemporaneidade da UNIFACS e no Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da UFBA, além de participar do grupo Estética e Existência da UFBA.

    SERVIÇO

    Data: 10 de novembro de 2016
    Local: Casa Castro Alves (Santo Antônio Além do Carmo, Centro Histórico)
    16h - Palestra Beatriz Ferreira Pires
    17h30 - Som ao por do sol
    19h - Abertura da exposição Imagem de Moda: Vitrina e Cotidiano (Autora: Renata Pitombo)
    19h30 - Noite de autógrafos com produções de Beatriz Ferreira Pires


     

    POR: Rose Leal
    CATEGORIAS: Notícias
    TAGS: Moda, cultura, corpo, arte, cotidiano, evento

sobre / rose leal
Perfil Rose Leal
Jornalista por formação e vocação Rose Leal é uma mulher inquieta, curiosa, questionadora. Uma aprendiz da vida. Urbana, adora a vida na cidade, mas não dispensa um bom passeio, não importa se para o campo ou para a praia. Defensora das calçadas livres para os pedestres e viciada em revistas de moda. Simples, mas nada básica. Sempre a mil, decidiu, há quase seis anos, colocar as opiniões e ideias sobre moda em um blog. Assim surgiu o Barbarella Moderna. O nome d... (+)
facebook / curta
instagram / siga-nos